GrupyPB

Ontem teve o 1º Encontro do GrupyPB, o grupo de usuários Python aqui da Paraíba. O grupo foi criado a algum tempo, e tentamos organizar um encontro mais de uma vez, mas sempre tinha um impecilho, trabalho, universidade, etc. Dessa vez conseguimos!

O encontro aconteceu na FATEC, que deu todo o apoio e estrutura. Foi interessante ver que Python tá sendo realmente usado aqui na Paraíba em diversas áreas: web, mobile, desktop, e até conversando com Arduínos. Tivemos uma tarde de palestras, e no final tinhamos planejado um Coding Dojo, que acabou virando mais um aulão de Python, já que muitos ainda não conheciam a linguagem. O que eu achei bem interessante, prova que nós próximos encontros e Dojos teremos mais pythonistas.

A primeira palestra foi minha, sobre Python na Web, a idéia era somente mostrar como Python pode ser usado na web. Falei um pouco sobre o padrão WSGI, uma visão sobre alguns frameworks e a possibilidade de montar o seu, usando módulos existentes.

Depois Flávio Ribeiro falou sobre Python na plataforma Symbian. As vantagens e desvantagens, e uma visão geral de como python tá sendo adotado no mundo de dispositivos móveis. E com direito a uma apresentação do marmota, um de seus projetos pessoais. Um carrinho equipado com um Arduíno controlado pelo celular com PyS60 tomou conta do auditório.

Luiz Thiago falou sobre a filosofia que está por trás do Python. O Zen Of Python, a PEP 008, que propõe um estilo para os códigos ficarem o mais legível possível. Achei interessante mostrar ao pessoal novo como a comunidade e os core developers prezam pela beleza de código e facilidade de leitura.

Por fim, Raniere Fernandes, ou Raninho, falou sobre Python e Qt, confesso que foi a mais esperada por mim, principalmente depois do lançamento do PySide essa semana. Qt é realmente show! Fiquei muito interessado em aprender.

As palestras estão acessíveis na página do encontro no site: grupypb.net. Ou direto no slideshare, na tag, grupypb.

Espero que mais encontros venham periodicamente. Se você é daqui da Paraíba (ou não), entre no grupo do google e cadastre-se no site grupypb.net. Até o próximo encontro.