Sempre fui usuário Ubuntu, porém meu “sempre” não é lá grande coisa já que eu uso Linux a pouco mais de 2 anos. Testei um pouco o Fedora e OpenSuse também, mas o Ubuntu foi o que gostei mais, o velho “apt-get” é muito bom! Até conhecer o emerge….

Pra mim uma boa distro era aquela fácil de usar, que já vem tudo pronto. Tem coisa mais fácil que instalar um Ubuntu? Em meia hora você tem um sistema completo rodando. O único problema que cheguei a ter foi com wireless, mas as versões mais novas já detectavam direto.

Na ultima versão, o Ubuntu Gutsy Gibbon, 7.10, eu tive alguns probleminhas chatos que começaram a me incomodar. Como por exemplo a interface gráfica travava com frequencia(provavelmente por causa de minha placa de vídeo ATI). Somente o famoso “ctrl + alt + backspace” pra resolver. E começou a ficar um pouco lento também, vá lá que meu processador não é lá grande coisa (Intel Celerom 1.73GHz), mas acho que dava pra ficar melhor.

Ai resolvi começar a usar o Gentoo. Sempre tive vontade de usar, mas a longa e trabalhosa instalação sempre me assustou um pouco. Não só pelo fato de ser “difícil”, mas ia tomar muito tempo e eu não tinha como ficar 2 dias sem meu computador. Um dia desses comecei a dar uma lida no Handbook e tomei coragem. Passei um final de semana configurando e compilando o kernel do Gentoo, e na segunda tava “pronto”. Gentoo 2007.0, Kernel 2.6.24-gentoo-r3 e KDE 3.5. Mas ainda faltava atualizar pra o Python 2.5, wireless, placa de som e instalar muitos aplicativos.

Depois que comecei a usar, bateu o arrependimento: “Por que não instalei antes?!”. Nunca vi meu computador tão rápido. O portage é muito bom! Na instalação você escolhe cada módulo que quer habilitar no Kernel, isso deixa o sistema enxuto e muito rápido, só com o essencial.

Realmente dá um trabalho enorme pra instalar, pra quem tá acostumado com Ubuntu, Fedora, etc. Mas vale muito a pena, você começa a ter mais controle do sistema, entender melhor como as coisas funcionam (afinal você faz praticamente “tudo”).

Ainda falta configurar algumas coisas, faz somente uma semana que tou usando, provavelmente ainda vou recompilar o kernel algumas vezes. Mas pra quem quer aprender mais sobre Linux e usar um sistema altamente customizado, acho que é a melhor solução.